quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Pysanky- Ovo de Páscoa ucraniano

Pysanky- Ovo de Páscoa ucraniano

Seria simplesmente um Ovo de Páscoa decorado usando uma técnica de cera resistente. O nome deriva do verbo ucraniano "pysaty", que significa "escrever". ("Pysanka" é no singular; "pysanky" é no plural).
Mas é muito mais do que isso. Os ucranianos vêm decorando ovos, criando essas jóias em miniaturas, por incontáveis gerações. Há um elemento ritualístico envolvido, uma espécie de mágica, um chamado pedindo aos deuses por saúde, fertilidade, amor e prosperidade. 

O QUE É O PYSANKA DE VEGREVILLE?


É o maior Ovo de Páscoa do Mundo! Sua história começa em 1973, quando o governo de Alberta (província onde está localizada a cidade de Vegreville) criou o Comitê de Celebrações do Centenário de Alberta para coordenar as festividades do centenário da Polícia Royal Montada Canadense (R.C.M.P.) que aconteceria em 1974. O comitê distribuiu fundos para as comunidades que desejassem construir um monumento para a R.C.M.P.
O Desafio da Câmara: Vegreville e a Câmara Distrital de Comércio aceitaram o desafio. Inúmeras sugestões foram feitas mas a melhor de todas era um gigante Ovo de Páscoa simbolizando a a paz e a segurança que a Polícia oferecia. 

A construção do Pysanka: o Professor Resh, cientista da computação da Universidade de Utah, foi o responsável por todo o conceito do Pysanka, que exigiu o desenvolvimento de novos programas de computador. O Pysanka é realmente eu gigante quebra-cabeça em zig-zag, contendo 524 peças de estrela, 2.208 triângulos equiláteros, 3.512 facetas visíveis, 6.978  porcas e parafusos, e 177 estruturas internas. O Pysanka foi reconhecido em todo o mundo não apenas como um monumento unicamente artístico, mas também como uma realização de nove matemáticas, arquiteturas e princípios engenheiros. O desenho representa o primeiro modelo computadorizado de um ovo.




Significados simbológicos: Esse Pysanka (Ovo de Páscoa Ucraniano) simboliza a harmonia, vitalidade e cultura das comunidades e é dedicado em homengaem ao 100º Aniversário da Polícia Royal Montada Canadense, que trouxe paz e segurança ao maior estado multi-cultural de todo o Canadá.

As visitas Reais: Um placa comemorando a visita à Vegreville da Majestade Rainha Elizabeth e o Príncipe Philip, Duque de Edinburgh para Vegreville, está no parque.

Confira a localização no mapa


Fontes
Fontes

Nenhum comentário:

Comentários dos visitantes

Comentários Disqs e blogger


Formulário teclado

notifikasi
close