domingo, 19 de julho de 2015

Mina de diamantes

Segunda maior cratera do mundo, mina de diamantes já 'sugou' até helicópteros.

Localizada na Sibéria, a mina de diamantes foi a 3ª maior do mundo em seu auge, mas o buraco escavado para a extração se tornou um enorme problema para os russos. Seu tamanho já causou a queda de ao menos quatro helicópteros

Mina Mir foi uma mina de extração de diamante a céu aberto localizada em Mirny, Sibéria, Rússia. Tem 525 metros de profundidade e 1200 m de diâmetro, sendo o segundo maior buraco escavado no mundo após a Mina do Cânion de Bingham

Foi descoberta em 13 de junho de 1955 pelos geólogos soviéticos Yuri Khabardin, Ekaterina Elagina e Viktor Avdeenk durante a maciça expedição de Amakinsky na República Autônoma Socialista Soviética de Iacútia. Eles encontraram traços da rocha vulcânica kimberlito, que normalmente está associada à incidência de diamantes. Após diversas expedições realizadas durante as décadas de 1940 e 1950, este foi o primeiro caso de êxito na procura de kimberlito na Rússia. Khabardin recebeu pela descoberta o Prêmio Lenin, uma das mais altas condecorações da União Soviética.

A Mina Mir foi a primeira e mais ampla mina de diamantes da União Soviética.4 Operou durante 44 anos, encerrando suas atividades em junho de 2001. Com o colapso da União Soviética, passou a ser administrada pela companhia Sakha, cujos relatórios oficiais detalhavam lucros anuais de mais de 600 milhões de dólares.

O espaço aéreo sobre a mina é interdito ao sobrevoo por helicópteros devido à ocorrência de incidentes nos quais aeronaves deste tipo foram sugadas pelo fluxo de ar descendente.

Se a Amazônia é o pulmão da Terra, a Mina de Mir é seu umbigo! Apelidada pelos russos devido a similaridade com a parte do corpo humano, a cratera também ganhou fama por obrigar as autoridades locais a alterarem as rotas aéreas que a sobrevoavam devido ao risco das aeronaves serem sugadas pelo buraco.

Afinal, por que foi proibido o tráfego de aeronaves na região? A restrição só ocorreu após a queda de quatro helicópteros (em períodos diferentes) dentro da cratera que chamou atenção das autoridades locais para a estranha "coincidência". Após estudos foi constatado que devido a enorme profundidade da cratera havia uma diferença na pressão das massas de ar na proximidade dela que desestabilizava as aeronaves e causava a queda. Por mais que nunca tenha sido registrado queda de aviões no local, eles também foram proibidos de sobrevoar a região.

Confira a localização abaixo


Fontes:http://ecoviagem.uol.com.br/noticias/curiosidades/turismo/segunda-maior-cratera-do-mundo-mina-de-diamantes-ja-causou-ate-queda-de-helicopteros-18465.asp



https://pt.wikipedia.org/wiki/Mina_Mir



Nenhum comentário:

Comentários dos visitantes

Comentários Disqs e blogger


Formulário teclado

notifikasi
close