quinta-feira, 19 de março de 2015

EuroTúnel

Eurotúnel (em inglês: Channel Tunnel; em francês: Le túnel sous la Manche)1 2 é um túnel ferroviário de 50,5 quilômetros de extensão que liga Folkestone, Kent, no Reino Unido, com Coquelles, em Pas-de-Calais, perto de Calais, no norte da França, sob o Canal da Mancha no Estreito de Dover. No seu ponto mais baixo, atinge 75 metros de profundidade.3 4 Com um trecho submerso de 37,9 km, o túnel tem a parte submarina mais longa do que a de qualquer outro túnel do mundo, embora o Túnel Seikan , no Japão, seja mais longo (53,85 km) e mais profundo (240 metros).

O túnel leva os trens de passageiros Eurostar, de alta velocidade, o veículo de transporte de cargas roll-on/roll-off Eurotunnel Shuttle, o maior do mundo, e trens de transporte ferroviário internacional.

As primeiras ideias de uma ligação fixa através do canal apareceram em 1802,5 mas a pressão da política e da imprensa britânicas sobre a questão da segurança nacional paralisou as tentativas de construção de um túnel. O eventual sucesso do projeto, organizado pela Eurotunnel, começou com construção em 1988 e com a inauguração, em maio de 1994. Com o custo de 4,650 bilhões de libras esterlinas, o projeto superou em 80% o orçamento previsto inicialmente. Desde a sua construção, o túnel tem enfrentado vários problemas. Incêndios e tempo frio já chegaram a interromper a operação do túnel.6 7 Os imigrantes ilegais e requerentes de asilo têm tentado usar o túnel para entrar no Reino Unido.8



Nenhum comentário:

Comentários dos visitantes

Comentários Disqs e blogger


Formulário teclado

notifikasi
close